sábado, 6 de junho de 2009

Interdisciplinar


Texto desenvolvido com finalidade acadêmica para o projeto Interdisciplinar I da faculdade ESAMC Uberlândia.
Tema: O poder da imagem.
Tema do projeto: Influência Norte - Americana

Prezados amigos Portugueses,

Saudações e novidades dessas terras tupiniquins. Tenho muito que contar.
Tão logo que os amigos partiram, as coisas começaram a ficar assim, meio português, meio inglês e a gente nunca sabe muito o que é o que. Não tem mais a farinha de mandioca, nem o peixe assado, nem as frutas frescas e tropicais, agora a gente come hamburguer no McDonalds, toma Coke e engorda a lot. Nos finais de semana tem happy hour com os amigos, tomamos Heineken gelada e comemos mais junk food. Tem mais, amigos lusitanos, nossas crianças não brincam mais no playground do condomínio, agora elas jogam Speed Racer no Vídeo Game com a televisão em High Definition e preferem nuggets com catchup ao famoso bolo de milho brasileiro. Se não é o tal do vídeo game, é o tal do chat on the internet, status online e meu dinheiro sumindo quando o mouse quebra ou tenho que comprar um flat monitor ou um novo HD, ou Hard Disk para os amigos leigos. No país do futebol, agora também se joga golf e baseball e pratica-se body jump.
A gente também está ficando mais bonito, agora tem make up diurna e noturna, balm stick para os lábios secos e mega hair para o cabelo curto ficar longo em questão de horas. E não há nada, absolutamente nada que Photoshop não dê jeito. Tem horas que a gente tem que se acostumar, sabe? Quando eu vejo meu filho falando que vai fazer o “download do filme Star Wars, da série Lost e da banda Nirvana Unplugged MTV live at New York” eu pergunto: Vai comer ou vai passar no cabelo, filhinho? Aí ele me manda ir ver Big Brother Brasil.
A educação também mudou, como tudo nesse país. Agora se fala muito em marketing, feedback, e festa open bar. Na rua a gente recebe flyers, folders e vemos banners e outdoors de longe. É tanta coisa que eu já ando fazendo uma lista pra não me perder. Eu sei que Nike fica na loja de tênis, Masterfoods fica na gôndola do supermercado e screamo não é a mesma coisa que hardcore. Ah que saudades eu tenho do bom e velho blues!
E apesar de tudo isso, de toda essa desconstrução de identidade nacional, a globalização desenfreada e a informação cada vez mais rápida, ainda assim, nós somos uma população feliz, cheia de highs and lows e podendo dizer: Yes, we can porque nós somos brasileiros and we never give up.
E como diriam os americanos,
See ya’

P.S: Assim que tiver tempo, te mando um email sobre o último episódio da família mais querida, os Simpsons. E ah! Agora eu tenho myspace, facebook e twitter pra manter o contato com essas terras distantes.

Kisses.

Brasil.


Laura Santos

Nenhum comentário: