segunda-feira, 16 de agosto de 2010

How to be alone

Nunca algo coube mais na situação do que, na manhã de segunda-feira, ver um vídeo, lindíssimo, com um texto apropriadamente poético, uns solinhos de guitarra e gaita que te arrepiam por dentro, uma voz que dá vontade de falar, durante horas, no telefone, sobre poesia, sobre vida, sobre solidão.

O texto, claro, não é meu. É da poeta/ cantora/ compositora Tanya Davis. Menos ainda o vídeo. Obra assinada pela produtora Andrea Dorfman. Mas a tradução, sim. Essa é minha. Traduzi para quem não é muito amygo do inglês, mas também merece entender.

Obs: Fiz muito correndo. Deve estar cheio de erros, mas não incompreensível.

O vídeo:


A tradução:
Se você está sozinho pela primeira vez, seja paciente. Se você não foi muito sozinho, ou se quando você foi, você não estava bem com isso, então só espere. Você irá descobrir que é bom estar sozinho uma vez que você abraça isso.

Nós podemos começar com lugares aceitáveis, o banheiro, a loja de café, a livraria. Onde você pode parar e ler o papel, onde você pode conseguir sua cafeína pronta e sentar e esperar lá. Onde você pode procurar as pilhas e cheirar os livros. Você não deve falar muito de qualquer forma, então é seguro lá.

Também tem a academia. Se você é tímido, você poderia sair com você mesmo nos espelhos, você poderia colocar seus fones de ouvido.

E tem o transporte público, porque nós todos temos que ir a lugares.

E tem a oração e meditação. Ninguém irá pensar menos se você está parada com sua respiração buscando paz e salvação.

Comece simples. Coisas que você pode ter, anteriormente, baseado em direitos de evitar estar sozinho.

O balcão do almoço. Onde você estará cercada de chineses depressivos. Empregados quem só têm uma hora e seus cônjuges trabalham do outro lado da cidade, então eles - como você - estarão sozinhos.

Resista ao impulso de estar com seu celular.

Quando nós estamos confortáveis em comer almoço e correr, leve você mesmo para jantar. Um restaurante com linho e talheres. Você não está intrigando menos uma pessoa quando você está comendo sozinho sobremesa para limpar o creme do prato com seu dedo. De fato algumas pessoas nas meses cheias desejarão estar onde você esteve.

Vá ao cinema. Quando está escuro e calmo. Sozinho em seu assento entre uma comunidade fugaz.
E então, leve você mesmo para dançarem um clube onde ninguém conheça você. Pare na superficie do chão até que as luzes convençam você mais e mais e a música mostre você. Dance como se ninguém estivesse vendo, porque, eles provavelmente não estão. E se, eles estiverem, assuma que é com as melhores intenções humanas. A forma com que os corpos se movem verdadeiramente para bater é, depois de tudo, linda e afetiva. Dance até que você esteja suando, e gotas de suor relembre-o das melhores coisas da vida nas suas cotas como um riacho de bençãos.

Vá à floresta sozinho, e as árvores e os esquilos olharão por você. Vá a uma cidade não familiar, perambule as ruas, tem sempre estátuas para conversar e, bancos feitos para sentar, dão aos estranhos uma existência dividida se só por um minuto esses momentos podem ser tão elevados e as conversas que você consegue por sentar sozinho nos bancos podem nunca ter acontecidos se você não estivesse lá sozinho.

Sociedade está com medo da solidão, como corações solitários estão desperdiçados nos porões, como pessoas devem ter problemas se, depois de algum tempo, ninguém as namora. Mas solidão é a liberdade que respira fácil e leve e solidão está se curando se você o fizer.

Você pode ficar, enfaixado por grupos e plebes ou segurar mãos com seu parceiro, e ambos olhar mais longe e mais longe para a busca interminável por companhia. Mas ninguém na sua cabeça e pelo tempo que você traduzir seus pensamentos, algumas essencias deles podem estar perdidas ou talvez somente mantidas.

Talvez no interesse de amar a si mesmo, talvez todos os slogans emocionais da pré-escola até o gemido do ensino-médio eram símbolos por segurar a solidão na enseada. Porque se você está feliz na sua cabeça então o isolamento é abençoado e a solidão é ok.

Tudo bem se ninguém acredita como voce. Toda experiência é unica, ninguém tem as mesmas sinapses, não podem pensar como você, para este ser substituído, mantenha coisas interessantes, vidas, coias mágicas ao alcance.

E não significa que você não está conectado, a comunidade não está presente, somente pegue a perspectiva que você ganha ao ser uma pessoa em uma cabeça e sinta os efeitos disso. Pegue o silêncio e o respeite. Se você tem uma arte que precisa de prática, pare de negligenciá-lo. Se a sua família não te entende, e a seita religiosa não serve para você, não obsesse com isso.

Você pode está cercado em um instante se você precisar.
Se o seu coração está sangrando, faça o melhor disso.
Há calor no congelamento, seja prova.

Um comentário:

Anita Baldocchi disse...

Obrigada pela generosidade. =)